segunda-feira, 23 de maio de 2011

Oferta de emprego


Para os interessados partilho a seguinte oferta:

«Spira - revitalização patrimonial Lda procura Historiador da Arte ou pessoa com outra formação, profundamente conhecedora de História e Património da região do Alentejo para levar a cabo visitas temáticas sobre frescos (pintura mural) e outras especificidades artísticas desta região do país. Procuramos alguém muitíssimo apaixonado pela matéria em causa, com um enorme prazer de partilha de conhecimento com todo o tipo de interessados, bom domínio de línguas (inglês e espanhol mínimo), responsável, autónomo e criativo. Obrigatório: carta de condução e carro. Trabalho pontual. Agradecemos envio de CV por parte de todos os interessados.»

Catarina Valença Gonçalves
Directora-geral
http://www.spira.pt/

http://www.rotadofresco.com/

http://www.campopatrimonio.com/

+ 351 93 835 46 41
+ 351 284 475 413

Rua 5 de Outubro, 20, 7920-368 Vila Nova da Baronia

domingo, 22 de maio de 2011

Ponte de Vila Formosa



A Ponte de Vila Formosa foi construída pelos romanos nos finais do séc. I, início do séc. II d.C. sobre a Ribeira de Seda, na Estrada que liga Alter do Chão a Chança e Ponte de Sôr. Foi construída em grossa cantaria aparelhada e almofadada. Ostenta 6 arcos compostos, nas frentes, por trinta e três aduelas e cinco olhais em forma de pórtico. Está classificado como Monumento Nacional, por Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136, de 23-06-1910, mas agora encontra-se interdita a visitantes. Quem nos deu a notícia foi Rui Bernardino, membro do grupo de discussão Archport:

«foi interdita de ser visitada pelo dono dos terrenos envolventes, podendo apenas ir-se ao tabuleiro da ponte, porque descer a parte inferior para admirar os arcos, ou passear em zonas adjacentes da mesma é completamente impossível, pois o senhor que possui aquelas parcelas de terreno decidiu advertir as pessoas através de uma placa em metal de grandes dimensões, que ninguém pode entrar ali, pois sujeita-se a multas e diversas sanções, ou até ir parar aos calabouços, isto porque estava apenas a visitar um monumento. Isto só mesmo no nosso país».

E assim vamos perdendo direito a usufruir do melhor que temos e de património classificado que é nosso. Com muita dolência vemos em pleno século XXI ainda não há formação cívica patrimonial para clarear mentalidades. O mesmo se aplica a tantos outros casos que importa denunciar, mostrar e criticar, pode ser que colocando o nome dos responsáveis na praça pública ganhem vergonha do que andam a fazer.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Portugal


Com o devido respeito e partilha de opinião, partilho convosco o texto de Nicolau Santos publicado na revista «UP» da TAP. (não integral)

Eu conheço um país:
Que em 30 anos passou de uma das piores taxas de mortalidade infantil (80 por mil) para a quarta mais baixa taxa a nível mundial (3 por mil);
Que em oito anos construiu o segundo mais importante registo europeu de dadores de medula óssea, indispensável no combate às doenças leucémicas;
Que é líder mundial no transplante de fígado e está em segundo lugar no transplante de rins; Que é líder mundial na aplicação de implantes imediatos e próteses dentárias fixas para desdentados totais.

Que tem uma empresa que desenvolveu um software para eliminação do papel enquanto suporte do registo clínico nos hospitais (Alert);
Que é uma das maiores empresas ibéricas na informatização de farmácias (Glint);
Que inventou o primeiro antiepilético de raiz portuguesa (Bial).

Que é líder mundial no sector da energia renovável e o quarto maior produtor de energia eólica do mundo;
Que também está a construir o maior plano de barragens (dez) a nível europeu (EDP).

Eu conheço um país
Que inventou e desenvolveu o primeiro sistema mundial de pagamentos pré-pagos para telemóveis (PT);
Que é líder mundial em software de identificação (NDrive);
Que tem uma empresa que corrige e detecta as falhas do sistema informático da NASA (Critical);
Que tem a melhor incubadora de empresas do mundo (Instituto Pedro Nunes da Universidade de Coimbra).

Que calça cem milhões de pessoas em todo o mundo e que produz o segundo calçado mais caro a nível planetário, logo a seguir ao italiano;
E que fabrica lençóis inovadores, com diferentes odores e propriedades anti-germes, onde dormem, por exemplo, 30 milhões de americanos.

Eu conheço um país
Que é o «state of art» nos moldes de plástico e líder mundial de tecnologia de transformadores de energia (Efacec);
Que revolucionou o conceito do papel higiénico(Renova).

Que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial;
Que desenvolveu um sistema inovador de pagar nas portagens das auto-estradas (Via Verde).

Que revolucionou o sector da distribuição, que ganha prémios pela construção de centros comerciais noutros países (Sonae Sierra);
Que lidera destacadíssimo o sector do «hard-discount» na Polónia (Jerónimo Martins).

Que fabrica os fatos de banho que pulverizaram recordes nos Jogos Olímpicos de Pequim;
Que vestiu dez das selecções hípicas que estiveram nesses Jogos;
Que é o maior produtor mundial de caiaques para desporto;
Que tem uma das melhores selecções de futebol do mundo, o melhor treinador do planeta (José Mourinho) e um dos melhores jogadores (Cristiano Ronaldo).

Eu conheço um país
Que tem um Prémio Nobel da Literatura (José Saramago), uma das mais notáveis intérpretes de Mozart (Maria João Pires) e vários pintores e escultores reconhecidos internacionalmente (Paula Rego, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva, João Cutileiro).
Que tem dois prémios Pritzker de arquitectura (Sisa Vieira e Souto Moura).


O leitor, possivelmente, não reconhece neste país aquele em que vive ou que se prepara para visitar. Este país é Portugal. Tem tudo o que está escrito acima, mais um sol maravilhoso, uma luz deslumbrante, praias fabulosas, óptima gastronomia. Bem-vindo a este país que não conhece: PORTUGAL


Que tem monumentos únicos em si mesmo e espalhados por todo o mundo, que tem História em si cravado e perpetuado, que tem as cidades mais procuradas para viajar, que tem a melhor e mais procurada gastronomia, um país pai e irmão de tantos outros, gentes acolhedoras e hospitaleiras e tradições únicas e imortais.
Divulgue este texto positivo e vá acrescentando mais motivos e exemplos que conhece e que nos orgulham do ser português.