segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dicionário Elementar de Liturgia‏

Publicado em 2007, pelas Edições Paulinas - "Dicionário Elementar de Liturgia", de José Aldazábal. Um dicionário muito útil e recheado de temas da história religiosa.

A todos os interessado deixo o link a baixo:

http://www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/dicionario/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Palácio do Freixo

O Palácio do Freixo, do século XVIII, é outro exemplo da obra do arquitecto Nicolau Nasoni, possivelmente a melhora e mais grandiosa obra deixada por ele. Este palácio foi encomendado pelo deão da Sé do Porto, grande amigo do arquitecto, por este facto se justifique a dedicação de Nasoni a esta obra incutindo nela toda a sua criatividade arquitectónica.



O desafio para esta construção foi ainda maior dado o desequilíbrio do terreno, estando consequentemente a construção dividida entre o declive do monte e a margem do rio Douro. A sua planta quadrangular encontra-se limitada por quatro torres salientes de telhados piramidais que destacam quatro fachadas diferentes. Em todas as fachadas abrem-se janelas e portadas ritmadas, originais e animadas com elementos decorativos.



Conseguiu juntar as várias vertentes que considera nos seus trabalhos, área habitacional e o jardim. A fachada virada para o Douro apresenta várias linhas horizontais, lineares, que dividem os terraços, andares, belvedere, varandas e terminando na balaustrada pontuada por jarras. O Palácio do Freixo é o último em que Nasoni consegue empregar o seu ambicioso projecto, onde introduz a típica planta italiana com quatro torres angulares.



É de realçar a adaptação que sofreu e a sua recuperação excepcional. Este património não morreu, ao contrário de outro espalhado por todo o país que morre todos os dias um pouco mais. Hoje este palácio é a Pousada do Porto, um local único de visita obrigatória.