«Tendo o Arqº. Gil de Azevedo Ribeiro como convidado, esta sessão do Café Falado debruça-se sobre o tema “As cidades que temos”.
Uma conversa sobre cidades, quem e o que as faz. A partir do espaço que fica entre a Arquitectura e o Urbanismo, nesta conversa do Café Falado falaremos sobre as cidades que queremos, as cidades que merecemos e as cidades que temos. Gil de Azevedo Ribeiro é o arquitecto convidado para esta sessão. Nasceu em Coimbra, em 1979. Estudou Arquitectura no DAAUM, em Guimarães. Colaborou em vários escritórios de arquitectura em Portugal e Espanha. Actualmente, é coordenador executivo do projecto CicloRia na Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro e assistente no programa de Barcelona do Mestrado em Arquitectura da Universidade de Calgary.» (Fonte: www.ccfv.pt)
Esta conversa destacou-se pela informalidade sendo o ritmo das perguntas muito lento e a resposta por vezes vaga e pessoal. Na minha opinião, o entrevistador/moderador utilizou uma linguagem excessivamente complexa, sendo por vezes imperceptível para, o público, o sentido lato da questão.
De salientar positivamente, que a sala encontrava-se cheia, quer de estudantes quer de profissionais da área, técnicos e curiosos.
O convidado transmitiu o seu testemunho e vivência, conjugava as suas viagens e trabalhos com a sociedade e a política. Uma opinião relevante, que conjugava todos os itens da cidade.
Quando as perguntas foram abertas à sala foi, finalmente, discutido ARQUITECTURA nas cidades, arquitectos das câmaras municipais e projectos de arquitectura como o caso da Ciclo Ria em Estarreja e Murtosa.
Deixo-vos com as frases e ideias que merecem destaque, pelos mais diversos motivos:
«a bicicleta em Amesterdão é como as vacas na Índia»
«Precisará o país de um Serviço Nacional de Arquitectura, equivalente ao de saúde»
«Barcelona é uma cidade plana, é possível andar de bicicleta, porque foi bombardeada, nós não podemos andar de bicicleta em muitas zonas do país….»
Para os interessados este café falado pode ser descarregado no site:
http://www.ccvf.pt/conteudo.php?id=83&cat=3&cont=85&on=false
Sem comentários:
Enviar um comentário