quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Crianças e Museus


Recentemente li este artigo «Como educar uma criança para gostar de museus»*, que podem consultar em:
* Texto publicado originalmente em inglês, no site Family Time, da National Geografic.

Antes de qualquer comentário convido-vos a lerem. Para pais, educadores ou familiares com crianças, um dia no museu pode ser um programa divertido e também educativo para os mais pequenos (e para os mais crescidos).
Uma vez que o artigo apenas refere instituições museológicas internacionais, vamos adaptar um pouco a oferta e mostrar dois ou três exemplos nacionais de locais/museus onde pode levar os mais pequenos.

1. Leve em conta o que eles querem
O seu filho ama dinossauros? Exposições temporárias sobre esta temática estão sempre a acontecer (ex: no Museu da Eletricidade e na Alfandega do Porto ou no Palácio de Cristal).
Quer ser veterinário? Museu Nacional de História Natural e da Ciência -Museus da Universidade de Lisboa e Museu da História Natural da Universidade do Porto.
Quer ser técnico de saúde? Museu da Farmácia – Lisboa; Casa Museu Bissaya Barreto – Coimbra.
Quer ser escritor? Casa Museu Camilo Castelo Branco – Vila Nova de Famalicão; Casa Museu Egas Moniz – Aveiro.

2. Repense como é o passeio em um museu
«Paredes, teto, portas… Tudo isso é para ser levado em conta quando você está procurando uma experiência museológica».
Fundação de Serralves – Porto; Citânia de Briteiros – Guimarães; Mosteiro de Santa Clara a Velha – Coimbra.
«E mesmo nas suas caminhadas diárias, considere procurar arte na arquitetura em torno de você, isso pode transformar o significado que o “ir para o museu” tem para seu filho.»
Centro Histórico de Guimarães, Centro da cidade de Aveiro… passeie a pé pelos centros das cidades, assim não apanha trânsito, caminha e admira a envolvência.
«Deixe o seu filho adolescente tirar selfies». Nos espaços onde é permitido, assim irá perdurar a lembrança de uma visita/passeio.

3. Mantenha interativo
«É a maneira infalível de tocar o coração das crianças, mas exposições interativas deixará as crianças maiores (e os pais) entretidos, também. Muitos de nós, jovens e menos jovens, aprendem melhor através do toque e de jogo. Procure por museus que incentivem a interação.»
Museu do Côa
Lisboa Story Centre

«Não tem certeza se seus filhos gostam de arte? »
Museu da Miniatura Automóvel – Serra da Estrela ; Museu da Marioneta – Porto; Centro Português de Fotografia – Porto.

«Os centros de ciência são sempre um sucesso com as crianças. »
Centro Ciência Viva da Floresta – Proença a Nova; Exploratório Infante D. Henrique – Coimbra; Centro de Ciência Viva do Algarve.

4. Comece enquanto eles ainda são jovens
«Museus também podem ser incríveis experiências de ensino para as crianças mais velhas começarem a compreender alguns aspetos menos lisonjeiros da humanidade.»
Museu de Arte Contemporânea - Santo Tirso; Museu D. Diogo de Sousa – Braga; Centro Interpretativo da Batalha – Batalha.

5. Vá embora cedo
«Este é o segredo para qualquer coisa.» Assim vão querer mais.
Faça a você mesmo esse favor e não tente percorrer todo o museu em uma única tarde. Escolha algumas exposições e siga em frente muito antes das crianças pedirem isso.

Notas:
As universidades nacionais apresentam muitos espaços museológicos com muito interesse e temáticas muito diversificadas. Consultem os sites oficiais para encontrarem mais informações.
Os sites das Câmara Municipais são, talvez, os mais atualizados e onde podem encontrar as informações necessárias para um dia de passeio.
Os exemplos referidos são apenas isso, exemplos. Em Portugal existem imensos museus, o INE reúne os números dos Museus Nacionais mas as instituições museológicas particulares são muitas e com espólio riquíssimo.


Sem comentários:

Enviar um comentário