terça-feira, 25 de maio de 2010

Casa da Galeria

No passado dia 15 de Maio inaugurou-se mais um espaço destinado à cultura e à arte: Casa da Galeria em Santo Tirso. Este espaço dedica-se sobretudo a conversas, momentos musicais, cafés filosóficos, exposições de artes plásticas, workshops. Leituras. Visitas guiadas e escrita crítica.

O edifício merece especial destaque pela bela adequação e recuperação. O projecto do arquitecto Márcio Paiva merece uma visita obrigatória. A fachada do edifício manteve-se, desta forma não sofremos um choque com um edifício novo, recuperado, contemporâneo mas que sobretudo não descaracteriza a rua.

Foi aberto um espaço muito agradável entre o corpo da fachada e o edifício novo. A luz torna-se portanto o elemento principal em todo o conjunto. Esta luz tenta ser. Na maior parte do espaço, de origem natural, este é respirável e sentida em cada canto, este aspecto torna o espaço interior bastante claro, luminoso e amplo.

As escadas que nos guiam aos andares superiores são de um desenho bastante singular que contrasta com as restantes linhas da sala de exposições (sala de entrada). Mas devo salientar que é um corte necessário para um novo ambiente.

O exterior do edifício é um conjunto de blocos encimados sobre si e abertos com grandes vãos progenitores de toda a luz que entra no espaço.

De visita obrigatória a todos que visitem o Norte do país.

site: www.casadagaleria.com

Sem comentários:

Enviar um comentário