domingo, 4 de dezembro de 2011

Museu Judaico - Belmonte, reflexão

Numa curta visita a Belmonte fomos recebidos pelo Castelo cuja adaptação arquitectónica, louvável, permite o desenvolvimento de diversas actividades no âmbito do espectáculo e eventos.

No posto de Turismo percebemos que tínhamos 7 museus que poderíamos visitar. Repito 7, para a área geográfica de Belmonte, 133.24 Km2. De entre eles o Ecomuseu do Zezere, Museu Judaico, Museu do Azeite, Centro Interpretativo ‘Caminhos da Fé’, Centro Interpretativo de Belmonte, Espaço Museológico do Castelo de Belmonte, Museu dos Descobrimentos, entre outros. Alguns deles devo dizer distanciam-se 100m uns dos outros.

Hoje debruçamo-nos numa pequena crítica/pensamento relativa ao museu Judaico, um dos que visitamos.

Antes de passar ao cerne da questão devemos salientar a pequena vila de Belmonte merece uma visita obrigatória. O centro da vila, muito limpo e cuidado, quase que nos remete a tempos passados, pela construção empedrada, pelas placas em madeira referentes a loja de antiguidades, indicativas do castelo, do turismo etc.

No Museu Judaico não nos foi autorizada a captação de imagens, remetemos para o final a fonte das imagens. A nossa discussão prende-se apenas com a designação de museu. O museu judaico pequeno, com duas pequenas salas expositivas, o espólio proveniente de uma colecção particular, sem loja de museu, nem cafetaria... No site da Câmara Municipal de Belmonte podemos ler «O museu é composto por três pisos. A partir da entrada principal, no piso 1, acede-se a um átrio/recepção, onde se localizam os serviços de atendimento, a loja do museu e um auditório. Por escadaria e elevador, sobe-se ao piso 2, destinado à exposição permanente. Aqui, o percurso inicia-se por uma visão abrangente dos conteúdos do Judaísmo. Depois, o trajecto continua com um núcleo dedicado à história e cultura judaica em Portugal (…) O piso 3 é reservado para exposições temporárias, para a área da direcção e administração e ainda para o Centro de Estudos Judaicos». Efectivamente o 3.º piso não estava visitável no domingo em que nos deslocamos a Belmonte.

Reforçamos a disposição museográfica, ao nível de lettering utilizado nos separadores que enunciavam a história do judaísmo em Belmonte, nomes de destaque da sua história e descrição de alguns ritos, sempre com a cruz de 6 pontas constantemente presentes em cada expositor.

Ficamos com a dúvida, dada a dimensão dos museus que visitamos, se não faria mais sentido criar um Museu de Belmonte com pequenos núcleos dedicados ao azeite, aos descobrimentos, aos judeus e assim por diante. Até que ponto se pode designar Museu a estes espaços confinados à vila, rapidamente visitáveis, com escassez de bibliografia para venda, com poucos objectos de merchensaiding e bastante dedicados a grupos de investigação dedicados ao judaísmo.

Apenas uma questão que levantamos, num espaço pago, mesmo ao domingo. Possivelmente por esse facto fomos os únicos visitantes durante uma hora, a duração da nossa visita.


fonte das imagens:

http://imageshack.us/photo/my-images/507/dsc0228ht5.jpg/

http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=27740

http://www.eurostand.pt/index.htm?no=201000100003,002


Sem comentários:

Enviar um comentário