segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Chafariz do Cágado, Quinta da Prelada


Localizada na cidade do Porto e parte integrante da antiga Quinta da Prelada, apresenta-se uma peça constituinte do conjunto escultórico que teria existido na Quinta da Prelada.
As memórias paroquiais relembram o ambiente artístico e natural da quinta:

««(…) Vai a rua principal ter a hum pateo aonde se forma hua escada de dois lanços, no meyo do pateo está hua fonte que he hum cagado, que lança agoa pella boca, e ella cahe em hua grande conxa; serve de ornato áquella figura dois rapazes com semilhanças de monstros e este sitio he de obra moyzaica (…)»
Uma construção escultórica robusta, mas que nos deixa inteirados de toda a apetência do arquiteto Nicolau Nasoni, da habilidade dos canteiros do norte e de toda a funcionalidade da pedra.
            Uma mulher eleva um objeto na sua mão direita, enquanto olha na direção dele. As suas roupas revelam-nos elegância feminina, pelo aperto do espartilho na cintura. Esta peça de roupa mostra efeitos concheados, obedecendo ao resto do conjunto, relacionado com o elemento água. Uma espécie de lufada de ar acrescenta movimento à saia, que deixa revelar os joelhos e mostra os botins com ornamento de flores. A senhora apoia-se num golfinho, tendo os pés na cabeça do mamífero e a mão apoiada na cauda do animal permite-lhe equilíbrio. Estes elementos encimam um frontão interrompido e apoiados neste frontão dois monstros marinhos seguram o cágado por onde jorra a água. A água cai numa tina com terminação em concha, posteriormente, e dada a sua irregularidade na borda, a água desaba para um suporte semicircular e regular.
 
 
 
Fontes:

VITERBO, Sousa, Dicionário histórico e documental dos arquitectos, engenheiros e construtores portugueses, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.
BORGES, Nelson, «Do barroco ao rococó», in História da Arte em Portugal, Lisboa: Publ.Alfa, 1987.
CUNHA, Manuela, Paraíso Barroco, a Quinta da Prelada, trabalho de seminário no âmbito da Licenciatura em História da Arte, apresentado à faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2007 (não publicado).


 
 
 
 

2 comentários: