terça-feira, 12 de março de 2013

Por terras do Norte…: Porto, Póvoa de Varzim...

No blog 5 minutos de Arte poderão encontrar uma nova coluna de artigos. Tratam-se de comentários a obras literárias das quais passamos o testemunho através de curtas citações, de comentários, de críticas ou de anotações. Serão obras de carater geral que poderão ser úteis para quem nos acompanha.

Esperemos que apreciem.


Por terras do Norte…: Porto, Póvoa de Varzim…

FREIRE, João Paulo, Por terras do Norte…: Porto, Póvoa de Varzim…, Lisboa, Centro Tipográfico Colonial, 1926.


Esta obra relata alguns episódios de uma viagem feita pelo seu autor, um jornalista, às terras do norte do país. Ao longo do seu relato o autor prende-se nas termas e nas praias e refere o movimento e a afluência de turistas e aquistas a estes espaços.


Ora veja-se «a época termal foi este ano mais concorrida do que no ano anterior. Por toda a parte é esta a nota que mais tem saltado à minha observação de jornalista. Imensa gente, portuguesa e espanhola, encheu de Julho a Setembro, as nossas praias e as nossas termas, a ponto de não haver um único lugar vago, uma única casa que não tivesse mais hospedes que a sua lotação comportava! (…) Vizela não escapou é regra geral e as suas esplêndidas termas e os seus hotéis tiveram este ano uma concorrência que excedeu, em muito, a dos anos anteriores».


As termas e as praias eram, nos inícios do século XX, locais de passeio, lazer e ócio. Onde nada fazer era uma obrigação, para que com isso fosse possível desfrutar de longos passeios, de idas às compras, de chás demorados e de bailes acalentados.


Aquando da despedida de João Paulo Freire da região de Vizela, o autor salienta que «foram três dias de absoluta paz, de perfeita e completa tranquilidade e de infinito gozo espiritual».


Este volume pode ser consultado na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário