domingo, 18 de setembro de 2011

Museu Submarino em Cancún

Na cidade balneária de Cancún, no México, cerca de 400 esculturas estarão em exposição debaixo de água segundo o tema «A Evolução Silenciosa».


O maior grupo escultórico foi criado por Jason deCaires Taylor. Concebeu este conjunto em cimento e em tamanho real. O escultor sempre foi um admirador do mergulho e do mar. A sua formação em Artes e especialização em cerâmica levou-o até este projecto.



O objectivo primordial desta iniciativa passa por atrair turistas para as peças escultóricas deixando os recifes de coral protegidos. Uma vez que, até aqui, eram uma das principais atracões desta zona turística. A composição das obras, em cimento e as vias deixadas abertas permitem a colonização da vida marinha.

Algumas obras já se encontram submersas desde 2009 e as suas mudanças são visíveis e admiráveis. Esculturas humanas em poses e retratações naturais e características da zona.




A união da arte com o meio envolvente no mais íntimo da relação. Na construção, aquecimento e envolvimento total de um pelo outro.

Um tipo de exposição permanente mas nunca permanente. O mar e toda a vida que alberga encarregar-se-á de mudar, acrescentar ou retirar elementos ao conjunto.


Mais info:
http://bocaberta.org/2009/12/o-maior-museu-submarino-do-mundo.html
http://arteemerson.blogspot.com/2011/08/museu-submarino-no-mexico.html

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Curso-Coordenação de Exposições em Museus e Centros de Arte


Passo a divulgar

A Akanto - Diseño y Gestión de Museos promove de 3 de Outubro a 3 de Dezembro o curso Coordenação de Exposições em Museus e Centros de Arte.

O curso, com duração de 120 horas, realiza-se em sistema de e-learning, utilizando uma plataforma online que permite uma flexibilidade de trabalho e de horários e um acompanhamento individualizados dos formandos.Este curso abordará a figura do coordenador de exposições analisando as suas tarefas e competências no desenvolvimento de projectos expositivos. Percorrendo passo-a-passo os processos de gestão, conheceremos o trabalho do coordenador de exposições, através das funções que desempenha no seu trabalho diário inserido numa instituição cultural.

A Akanto - diseño y gestión de museos é uma empresa que desenvolve actividade na concepção e desenvolvimento de projectos culturais e patrimoniais, nomeadamente projectos integrais de musealização, concepção, produção e avaliação de exposições, estudos de visitantes, estudos de conservação preventiva e formação na área da cultura.

http://www.akanto.es/


Mais informações e inscrições no programa em anexo ou lisboa@akanto.es.

C U R S O E -L E R A N I N G 1 2 0 H O R A S E D I Ç Ã O P O R T U G A L 2 0 1 1

A K A N T O D I S E Ñ O Y G E S T I Ó N D E M U S E O S , S . L .

A coordenação de exposições em Museus e Centros de Arte

CONTEÚDOS:

1. Introdução. História, evolução e impacto social
2. Planificação. Cronograma e timin
3. Recursos humanos e organograma

4. Logística
5. Montagem
6. Inauguração – abertura – fecho e avaliação final
7. Análise de um caso complexo. Muestra AFUERA! Bienal de arte em espaços públicos
8. Exercício prático

Data limite para inscrição:
30 de Setembro de 2011 ou até se preencherem a totalidade das vagas; neste caso será anunciado na web http://www.formacion.akanto.es

sábado, 10 de setembro de 2011

Património Religioso

Colóquios do Património 2011

Objectivos

Colóquios do Património 2011 é uma iniciativa da Green Lines
Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Norte.


Este colóquio dedicado ao património religioso, pretende
abordar as questões interdisciplinares que envolvem a ideia de património religioso, integrando a sua face intangível, a sua musealização e a importância e diversidade do edificado religioso.


Orientado para uma assistência composta por investigadores, técnicos e público em geral, pretende-se ainda que possa constituir um espaço de debate em torno da temática abordada.


Programa
09:30 - Sessão de abertura
09:45 - Sessão Plenária 1

Prof. Doutor José Carlos de Miranda (Universidade Católica)
11:00 - Intervalo
11:30 - Painel 1
Contextos museológicos e imaterialidade do património religioso
Comunicação 1: Prof. Doutor Sérgio Lira (Univ. Fernando Pessoa)
Comunicação 2:
Dr.ª Ana Margarida Serra (Museu de Aveiro)
12:30 - Debate

Almoço livre

14:30 - Painel 2
Usos e transformações do património religioso edificado
Comunicação 1: Dr. Artur Côrte-Real (Museu de Santa Clara a Velha)
Comunicação 2: Prof. Doutora Teresa Ferreira (Univ. do Porto)
15:30 - Debate
16:00 - Intervalo
16:30 - Sessão Plenária 2
O Mosteiro de São Martinho de Tibães (Visita técnica)
Arq. João Carlos Santos * (Direcção Regional de Cultura do Norte)
* Autor do projecto de reabilitação do Mosteiro de Tibães
18:00 – Encerramento


Informações e registos disponíveis em:
http://www.patrimonio2011.greenlines-institute.org

Contactos:

Green Lines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável

Av. Alcaides de Faria, 377 S.12

4750-106 Barcelos

T. 253 815037

coloquiosdopatrimonio@greenlines-institute.org

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Monte Nemrut


Segundo a notícia avançada pela televisão turca NTV e hoje publicado pelo jornal Público as monumentais esculturas do Monte Nemrut deverão ser trasladadas para um museu.

O desgaste natural, as condições climatéricas extremas tem levantado diversas duvidas quanto è integridade das peças.


São imagens impressionantes as que partilho de seguida. (Fonte:http://www.elheraldo.co/turismo/esculturas-del-monte-nemrut-ser-n-trasladadas-a-un-museo-35521)



Este espaço arqueológico, considerado Património da Humanidade da UNESCO data do século I a. C, mandadas erigir pelo rei Antíoco I. Durante a busca pelo seu túmulo este conjunto escultórico foi posto a descoberto em 1881.



Levantam-se várias questões à volta deste tema:

A paisagem ficará desfigurada?
Os fluxos de turistas serão desviados?
As peças ficarão descontextualizadas num museu?
Será necessário trasladar se aguentaram 2.000 anos?
Quais os reis efeitos do gelo, das chuvas e do sol?




(fonte da notícia: http://www.publico.pt/Cultura/esculturas-do-monte-nemrut-vao-ser-transladadas-para-museu_1509810 31-08-2011)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

de Fernando Pessoa


para a acabar a semana…

para levarem de fim-de-semana…
para reflectir...

«O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis»

Fernando Pessoa


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Maria Lucília Moita



Bebeu das fontes de inigualáveis mestres, foram eles Silva Porto e Henrique Pousão.

Detentora de um poder naturalista, feminino, forte e rico, que adaptou e envolveu nas suas obras.


Dizia que «a pintura para mim não é um passatempo, é uma exigência» (JN). Essa mesma exigência transportava para a sua vida cheia de respeito, dedicação e paixão… um amor avassalador pelo que fazia.

A sua obra encontra-se distribuída pelo país e pelo mundo permitindo, assim, a todos ter contacto e conhecimento com a sua traça, cor e génio.








Grande parte do seu espólio encontra-se em Abrantes terra que a acolheu e a quem ela soube, bem, retribuir.

A nossa homenagem não se presta com palavras...é uma perda para a arte portuguesa...

A sua vida retrata-se no seu mundo, na sua obra e na sua alma.


Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1959405&page=2


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

‘Palmela’ em Viage Connosco



Estava à volta da minha imensa caixa de e-mails, à procura de algo que tinha guardado para partilhar convosco. E cá está.

Palmela! Desde tempos muito remotos ocupada por vários povos, absorveu a essência de cada um e hoje abre-nos as suas portas…


Esta viagem é proporcionada pela Fotografia Panorâmica da Vila de Palmela, centrada no Castelo:


Trabalho fruto do Festival Internacional de Fotografia Panorâmica, que se realizou em Palmela.


Viajar em:
http://www.abaco-digital.es/galvirtual/palmela_aerea/palmelaaerea.html


fonte da foto e para mais informações técnicas: http://artenalente.com.br/blog/?p=818


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Políticas Museológicas: património religioso




passo a divulgação...




COLÓQUIO APOM/2011
TEMA: Políticas Museológicas: património religioso
DATA: 24 e 25 de Outubro
LOCAL: Museu de Arte Sacra e Etnologia - Fátima








PROGRAMA
24 de Outubro de 2011

09h30- 10h00 – Entrega de documentação
10h00-10h45 – Sessão de Abertura: Bispo de Leiria, Superior Provincial do Instituto Missionário da Consolata, Reitor do Santuário de Fátima, Presidente da APOM.
10h45-11h00 – Café
11h00 -12h30 - Painel 1: Património religioso – D. Carlos Azevedo, Prof.ª Doutora Natália Correia Guedes
12h30-13h00 – Debate
13h00-14h30 – Almoço livre
14h30-16h00 - Painel 2: O património religioso nos Açores e na Madeira – Dr. Francisco Maduro Dias e Dr. F. Carita.
16H00 – Debate
16h30 – Café
17h00 – 18h30 - Painel 3: O Museu de Arte Sacra e Etnologia – P. Tavares, P. Tomás, Dr. Gonçalo Cardoso, Dr. António Nabais
16h30 - Visita ao Museu de Arte Sacra e Etnologia e inauguração de exposição de fotografia sobre arte sacra de Carlos Inácio e Pedro Inácio.


25 de Outubro de 2011
09h30- 11h00 - Painel 4 – Colecções de arte sacra – Dr. Alberto Correia (Misericórdia de Viseu), Dr.ª Teresa Morna (Museu de S. Roque- Lisboa), Dr.ª Isabel Fernandes (Tesouro - Museu de Braga).
11h00 – Café
11h15 – 12h30 – Painel 5 - Património Judaico – Arq.ta Graça Bachmann e Património Islâmico – Dr. Cláudio Torres.
12h45-13h00 – Debate
13h00 – 14h30 – Almoço livre
14h30-16h00 - Painel 6 – Painel 5 - Projectos para o futuro – Dr. Marco Daniel Duarte, Dr.ª Sandra Saldanha (Rota das Catedrais), IGESPAR.
16h0-16h30 – Debate
16h30-17h00 – Café
17h00 – 17h30 – Intervenção de convidado: Património religioso português no mundo – Dr.ª Maria Fernanda Matias (Fundação Calouste GulbenKian).
17h30 – Conclusões e Encerramento





INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES

Data: os interessados deverão inscrever-se até ao dia 15 de Setembro
Sócios: 20.00€
Não sócios: 50.00€
Estudantes: 20.00€

Secretariado
APOM – Associação Portuguesa de Museologia
Licínia Lemos
Email: apom65@gmail.com – telefone: 919562826 – Casa do Lago – Estrada Fonte da Telha – 2070-384 PONTEVEL





COLABORAÇÃO: Museu de Arte Sacra e Etnologia dos Missionários da Consolata.

Museu de Arte Sacra e Etnologia - Missionários da Consolata
Rua Francisco Marto, 52 Apt. 5 - 2496-908 – FÁTIMA
Tel. 249 539 470
Fax 249 539 479
e.mail museuartesacra@consolata.pt - http://masefatima.blogspot.com
http://www.consolata.pt
Museu credenciado pela Rede Portuguesa de Museus

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Palacete Rosa Pena, Espinho



Situado em Espinho, ocupando um quarteirão inteiro, daquela cidade em quadrícula, um edifício deslumbrante perde vida a cada dia que passa. Apresento-vos o triste Palacete Rosa Pena.




O Palacete Rosa Pena é uma das obras arquitectónicas de maior relevo e que merece maior destaque pelas suas dimensões, tratamento e decoração. O conjunto apresenta um jogo de volumes proporcionado por torreões, corpos salientes, corpos reentrantes, alpendres e delicados trabalhos de cantaria. Todo o espaço privado encontra-se delimitado por um muro interrompido por um portão em ferro, que permite a entrada no gaveto da rua 19 e 26, depois de o atravessar seguimos para uma escada larga que afunila gradualmente, quando subimos.



No topo da escada um alpendre contínuo segue para o alçado oeste e sul. Outro alpendre coberto e protegido por janelas percorre outra parte do edifício. As diferenças de volume levam também a diferenças de altura e de cobertura, cada bloco assume o seu telhado de cobertura e o corpo mais alto chega a apresentar 4 pisos. De realçar são as janelas, com talhe em cantaria, algumas delas com cartelas esculpidas na pedra, motivos florais, volutas e conchas. Outros aspectos, que lhe conferem graciosidade, são os frisos e painéis de azulejos, com motivos florais em tonalidades de azul, uma cor fria mas tão ligada a uma região dependente do mar.





No blog do arquivo da Câmara Municipal de Espinho encontramos a seguinte informação: «Edifício de 1930, situado na principal rua da Cidade, onde impera a grandeza do seu conjunto e da sua construção. Desenho provável de José Alves Pereira da Silva. Os elementos Arte Nova são notórios ao nível dos vãos, recorrendo à cantaria trabalhada em alguns deles, no uso azulejar do interior e do exterior e nos portões, onde o ferro forjado marca presença imperativa de forma cuidada.»





As portadas velhas, secas e ocas batem em desespero de serem ouvidas.
O vento canta, berra e grita para que o vejam.
A vegetação trepa, tapa e esconde aquilo que se tornou a vergonha da cidade.
As pessoas passam, olham, não olham e não vêem e fogem.