quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Um livro é um mudo que fala…

Encontro-me num Centro de Estudos em part-time, neste centro existe um mural recheado de frases de grandes poetas, escritores e filósofos. Comecei a ler as frases e foquei em especial uma delas.

«Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive» é curioso como o seu autor – Padre António Vieira define um livro.

Não vou divagar, de forma dessecante sobre a frase, nem elaborar teoria enredadas para a justificar, vou antes tentar completá-la.

Pensando em alguns livros que já li, atrevo-me a enunciar mais qualidades que a leitura proporciona e que os livros nos ensinam a exercer…por este ponto de vista um livro não é apenas um mudo que fala, não é apenas um surdo que responde, não é só um cego que guia ou mesmo um morto que vive…

Um livro ensina-nos a respeitar a diferença
Mostra-nos culturas e sociedades
Revela-nos outras tradições
Reúne saberes
Descreve sabores
Num livro encontramos lugares
Conhecemos histórias
Apreciamos arte
Saboreamos cultura
Num livro degolamos letras
Montamos palavras
Construímos frases
Lemos estórias
Num livro aprendemos a falar
Sabemos responder
Conseguimos guiar
E aprendemos a viver

1 comentário:

  1. Olá Manuela!
    Desconhecia esta tua faceta de escritora. De facto a leitura é algo fabuloso...Nela cabe o mundo inteiro.
    Recentemente assisti a uma formação de leitura para crianças, orientada pelo fabuloso José Manuel Cruchinho, onde esbarrei com a seguinte frase: "ATENÇÃO!!! LER PREJUDICA GRAVEMENTE A IGNORÂNCIA".

    Sérgio Alves

    Actualmente vivemos num mundo cada vez mais digital, onde o peso de um livro é praticamente irrelevante para os jovens. O computador substituiu o livro, e a wikipédia as "velhinhas" páginas cheias de letras, que unidas a outras letras, dão origem a palavras. Umas são mais simples que outras, mas todas possuem a mesma importância, pois são elas que nos trazem o conhecimento.

    "Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo"

    Fonte: "Livro do Desassossego"
    Fernando Pessoa

    Parabéns Manuela.Blog brilhante.Continua!!!

    ResponderEliminar