Tenho o verdadeiro prazer de falar e mostrar a todos um pequeno tesouro, mas grande em singularidade.
Situada no concelho de Santo Tirso em S. Martinho do Campo, uma pequena capela conserva uma pintura em retábulo chocante.
Devo explicar o uso do termo CHOCANTE: a primeira vez que vi esta imagem devia ter uns 9 ou 10 anos e só me perguntava como era possível conceber uma imagem, uma pintura deste género.
A capela a que me refiro ostenta uma inscrição onde podemos ler «Luís Fernandez Prior de Roris Posuit - 1560», é portanto possível de concluir que foi uma obra mandada construir por um Prior de Roriz, Luís Fernandes. Dentro da capela contemplamos A imagem que absorve a atenção de todos e desvaloriza tudo o resto à sua volta.
Uma pintura de cores bastante básicas e envelhecidas: Cristo com 3 faces unidas numa só. Um Deus com 4 olhos, 3 bocas representativo do Pai, Filho e Espírito Santo. Para quem não percebe este jogo representativo, a pintura ostenta, na parte inferior, um esquema em latim que elucida esta ligação existente entre as 3 figuras.
Este retábulo ostenta mais duas imagens mas elas perdem a atenção em prol da central.
Não vou alongar mais a minha exposição, deixo as imagens que comprovam todas as palavras escritas e que ficaram por escrever.
Situada no concelho de Santo Tirso em S. Martinho do Campo, uma pequena capela conserva uma pintura em retábulo chocante.
Devo explicar o uso do termo CHOCANTE: a primeira vez que vi esta imagem devia ter uns 9 ou 10 anos e só me perguntava como era possível conceber uma imagem, uma pintura deste género.
A capela a que me refiro ostenta uma inscrição onde podemos ler «Luís Fernandez Prior de Roris Posuit - 1560», é portanto possível de concluir que foi uma obra mandada construir por um Prior de Roriz, Luís Fernandes. Dentro da capela contemplamos A imagem que absorve a atenção de todos e desvaloriza tudo o resto à sua volta.
Uma pintura de cores bastante básicas e envelhecidas: Cristo com 3 faces unidas numa só. Um Deus com 4 olhos, 3 bocas representativo do Pai, Filho e Espírito Santo. Para quem não percebe este jogo representativo, a pintura ostenta, na parte inferior, um esquema em latim que elucida esta ligação existente entre as 3 figuras.
Este retábulo ostenta mais duas imagens mas elas perdem a atenção em prol da central.
Não vou alongar mais a minha exposição, deixo as imagens que comprovam todas as palavras escritas e que ficaram por escrever.
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