sábado, 29 de maio de 2010

Mimo Rural

Na freguesia de Oliveira S. Mateus, no concelho de Vila Nova de Famalicão, existem 2 casas, na mesma rua, defronte uma para a outra e que me levam a fazer este comentário.


Para além desta proximidade o facto mais curioso refere-se ao gosto de ambas pela pintura mural. Os proprietários destas casas não são proprietários comuns, não pintam o muro de branco e findam o trabalho, eles são artistas dentro do seu meio.


A particularidade que destaca estas casas passa pela originalidade com que tratam os seus muros. Do lado esquerdo na rua vemos uma serie de folhas largas e de cor creme que preenchem todo o muro como se de uma trepadeira se tratasse. Entre os seus ramos alguns botões desenrolam e foram demarcados com uma voluta castanha que lhe confere uma graça especial. A cor destas folhas percorre toda a cara e restante muro, numa harmonia que só encontramos em alguns cantinhos escondidos de Portugal .



Na casa do lado direito temos, a ladear um portão, um vaso pintado donde nascem folhas amarelas e uma flor rosa claro de desenho muito particular. Ao contrário da "planta" trepadeira do outro lado da rua, nesta casa vemos que no muro foi desenhado um traço amarelo com sendo uma corda, onde ficam suspensas duas linhas de folhagens diferentes, uma nitidamente mais fina, com folhas menores e mais verdes, enquanto que a outra linha de folhagens se revela mais larga e com contorno amarelo. Do outro lado do portão também vemos pendente outra ramada de folhas ligeiramente diferente.


São curiosidades e pormenores existentes no nosso país que merecem ser divulgados, mostrados e admirados.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Casa da Galeria

No passado dia 15 de Maio inaugurou-se mais um espaço destinado à cultura e à arte: Casa da Galeria em Santo Tirso. Este espaço dedica-se sobretudo a conversas, momentos musicais, cafés filosóficos, exposições de artes plásticas, workshops. Leituras. Visitas guiadas e escrita crítica.

O edifício merece especial destaque pela bela adequação e recuperação. O projecto do arquitecto Márcio Paiva merece uma visita obrigatória. A fachada do edifício manteve-se, desta forma não sofremos um choque com um edifício novo, recuperado, contemporâneo mas que sobretudo não descaracteriza a rua.

Foi aberto um espaço muito agradável entre o corpo da fachada e o edifício novo. A luz torna-se portanto o elemento principal em todo o conjunto. Esta luz tenta ser. Na maior parte do espaço, de origem natural, este é respirável e sentida em cada canto, este aspecto torna o espaço interior bastante claro, luminoso e amplo.

As escadas que nos guiam aos andares superiores são de um desenho bastante singular que contrasta com as restantes linhas da sala de exposições (sala de entrada). Mas devo salientar que é um corte necessário para um novo ambiente.

O exterior do edifício é um conjunto de blocos encimados sobre si e abertos com grandes vãos progenitores de toda a luz que entra no espaço.

De visita obrigatória a todos que visitem o Norte do país.

site: www.casadagaleria.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dicionário Elementar de Liturgia‏

Publicado em 2007, pelas Edições Paulinas - "Dicionário Elementar de Liturgia", de José Aldazábal. Um dicionário muito útil e recheado de temas da história religiosa.

A todos os interessado deixo o link a baixo:

http://www.portal.ecclesia.pt/ecclesiaout/liturgia/liturgia_site/dicionario/

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Palácio do Freixo

O Palácio do Freixo, do século XVIII, é outro exemplo da obra do arquitecto Nicolau Nasoni, possivelmente a melhora e mais grandiosa obra deixada por ele. Este palácio foi encomendado pelo deão da Sé do Porto, grande amigo do arquitecto, por este facto se justifique a dedicação de Nasoni a esta obra incutindo nela toda a sua criatividade arquitectónica.



O desafio para esta construção foi ainda maior dado o desequilíbrio do terreno, estando consequentemente a construção dividida entre o declive do monte e a margem do rio Douro. A sua planta quadrangular encontra-se limitada por quatro torres salientes de telhados piramidais que destacam quatro fachadas diferentes. Em todas as fachadas abrem-se janelas e portadas ritmadas, originais e animadas com elementos decorativos.



Conseguiu juntar as várias vertentes que considera nos seus trabalhos, área habitacional e o jardim. A fachada virada para o Douro apresenta várias linhas horizontais, lineares, que dividem os terraços, andares, belvedere, varandas e terminando na balaustrada pontuada por jarras. O Palácio do Freixo é o último em que Nasoni consegue empregar o seu ambicioso projecto, onde introduz a típica planta italiana com quatro torres angulares.



É de realçar a adaptação que sofreu e a sua recuperação excepcional. Este património não morreu, ao contrário de outro espalhado por todo o país que morre todos os dias um pouco mais. Hoje este palácio é a Pousada do Porto, um local único de visita obrigatória.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Quinta da Prelada


Foi na época de D. João V que a arte barroca alcança o clímax no nosso país, esta prosperidade económica foi proporcionada pela riqueza que advinha do Brasil e pelo fomento manufactureiro que proporcionou o nascimento de fábricas ligadas, inclusive, às artes decorativas.
A urbanização e a paisagem nortenha permitem a criação de novos espaços cujo acesso se concretizava por maravilhosas escadarias. Desta forma, o jardim evolui de modo destacável a partir do século XVI e XVII. Estas áreas verdes tendem a multiplicar e a gerar espaços de acolhimento, convívio, confraternização e jogos.


Situada na circunvalação da cidade do Porto, atravessada pela Via de Cintura Interna, ladeada pelo conhecido Hospital da Prelada, temos o prazer de ainda contemplar a casa da Quinta da Prelada. Este corpo é representativo da grandiosidade que sublinhava todo o conjunto desta quinta. Hoje, todo o espaço, encontra-se dividido em três pólos distintos: a Casa Senhorial, o Hospital da Prelada e o Parque de Campismo da Prelada.


Mandada construir por D. António de Noronha Meneses Mesquita e Melo, enquadra-se no segundo quartel do século XVIII, possivelmente entre 1743 e 1758. Nicolau Nasoni foi o arquitecto, também denominado por pintor florentino e responsável pela obra. A casa e o restante da quinta manteve-se na família Noronha e Meneses até 1904, contudo, a falta de descendentes levou o proprietário a doar o espaço à Santa Casa da Misericórdia do Porto, sendo esta responsável por construir um Hospital, pedido explícito em testamento.
Sobre esta obra nasoniana o Padre Agostinho Rebelo da Costa revela-nos a sua admiração com as seguintes palavras «(…) majestosa em grandeza, obeliscos, jardins, cascatas, pirâmides, labirintos e um grande lago que rodeia uma casa acastelada que está no seu centro firmada sobre uma pequena ilha


Digna de se tornar um local público e abeto à visita de todos que admirem o património português, tanto nosso e tão rico.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Paço dos Henriques – Alcáçovas



Depois de assistir a uma notícia relativa a património português classificado e degradado, quase a cair, decidi investigar algo que, honestamente, não conhecia – O Paço dos Henriques, Alcáçovas.


Procurei na internet, e imagens quase não existem, procurei por termos em dicionário e enciclopédias e pouca informação recolhi, excluindo o contexto histórico que a ele deu origem.
Devo repetir o que li muitas vezes e que devemos salientar o Tratado de Alcáçovas foi o embrião do Tratado de Tordesilhas.


E imagens? Testemunho para guardar para o futuro? Pouco encontrei.
As imagens que anexam este artigo estão publicadas num outro blog, de um residente em Viana do Alentejo e que vê diariamente este património degradado, destruir-se mais um pouco todos os dias.

Mas coloca-se uma questão ainda mais importante: para quê classificar se não se preserva ou conserva?


Ter património único e tão invejado quando não se mostra, não se rentabiliza para poder conservar. Sim, já todos sabemos que o país está em crise e que não há dinheiro para muita coisa, então para o património e para a cultura é impensável gastar um cêntimo que seja. Mas é possível investir agora na conservação do edifício, recuperá-lo para não se perder, e publicitá-lo enquanto existe e não quando já for ruínas.
Possivelmente a minha ideia é muito básica ou idealista, mas dada a complicação e emaranhado de coisas pouco claras em que estamos envolvidos, mais vale ser prática, clara e positiva para que não se perca mais detalhes que formam a identidade portuguesa.


nota: imagens retiradas de http://porterrasdoalentejo-bruno.blogspot.com/2009_11_08_archive.html

domingo, 31 de janeiro de 2010

David Garibaldi

O video que mostro em seguida foi me enviado por e-mail. Decidi escrever sobre ele porque o seu resultado é simplesmente impressionante. O seu autor e artista é David Garibaldi.

A primeira precepção que tive quando vi o artista a executar o seu trabalho foi de exibição exagerada e puramente comercial. Quando cheguei ao fim do video não mudei de ideias quanto à publicidade que faz do seu próprio trabalho (o que não é de todo criticável) contudo não posso deixar de admirar e elogiar o resultado final.

De referir o arduo trabalho de casa que teve na projecção de um quadro com passos rápidos e firmes. O treino continuo, a insistência e persistência, o estudo da obra, o desenho prévio e periodico e o trabalho por étapas para conseguir, de forma tão rapida, executar a obra de forma contrária à normal.

De criticar pela positiva, claro, é a apreensão da atenção que ele consegue do seu público. Todo ele anseia por ver algo de perceptível em todos aqueles traços aparentemente abstratos e sem sentido construtivo.

Percebe-se que a sua manobra de diversão conquista o público, este fica claramente agradado com o resultado final e rendido a todo o aparato construido à volta do artista e da obra.


domingo, 3 de janeiro de 2010

5 Lições

Hoje recebi um e-mail que merece divulgação. Ele ensina 5 lições muito importantes para a vida de cada um de nós. E para começar um novo ano, nada melhor do que colocá-las em prática para crescermos como pessoas. Porque estamos sempre a aprender e podemos sempre melhorar cá vai a lição para o novo ano de 2010.

1. - Senhora da limpeza

Durante o ano lectivo, um professor deu-nos um teste. Eu era um aluno consciente e respondi rapidamente a todas as questões até ler a última:"Qual é o nome da mulher que faz a limpeza na escola?"

Isto só podia ser uma brincadeira. Eu tinha visto a mulher da limpeza inúmeras vezes: era alta, cabelo escuro, à volta dos 50 anos, mas como poderia eu saber o nome dela? Entreguei o meu teste, deixando em branco a última questão.

Mesmo antes da aula terminar, um dos estudantes perguntou se a última questão contava para nota.
"Absolutamente" respondeu o professor. "Nas vossas carreiras irão encontrar muitas pessoas. Todas são significativas. Elas merecem a vossa atenção e cuidado, mesmo que tudo o que vocês façam seja sorrir e dizer 'olá'."
Nunca esquecerei aquela lição. Também aprendi que o nome da senhora era Dorothy.

2. - Boleia na chuva

Uma noite, pelas 23:30, uma mulher de origem Africana, estava apeada numa auto-estrada do Alabama, a tentar aguentar uma valente chuva torrencial. O carro dela tinha avariado e ela precisava desesperadamente de uma boleia. Completamente encharcada, decidiu fazer paragem ao carro que se aproximava.
Um jovem, branco, decidiu ajudá-la, apesar de isto ser uma atitude corajosa naqueles dias de racismo (década de 60). O homem levou-a até um lugar seguro, ajudou-a a resolver a sua situação e arranjou-lhe um táxi.

Ela parecia estar com muita pressa, mas mesmo assim tomou nota da morada do jovem e agradeceu-lhe. Uma semana mais tarde bateram à porta do jovem. Para sua surpresa, uma televisão enorme era-lhe entregue à porta, com um cartão de agradecimento que dizia:

"Muito obrigado por me ajudar na auto-estrada na outra noite. A chuva não só encharcou a minha roupa, como o meu espírito. Foi então que o senhor apareceu. Por sua causa consegui chegar ao meu marido antes de ele falecer. Que Deus o abençoe por me ter ajudado e servir os outros de maneira tão altruísta. Com sinceridade, Mrs. Nat King Cole."

3. - Lembra-te sempre daqueles que servem

Nos dias em que um gelado custava muito menos do que hoje, um rapazinho de 10 anos entrou no café de um hotel e sentou-se a uma mesa. Uma empregada de mesa trouxe-lhe um copo de água.
"Quanto custa um gelado de taça?" perguntou o rapazinho.
"Cinquenta cêntimos," respondeu a empregada.
O rapazinho tirou do bolso uma mão cheia de moedas e contou-as.
"Bem, quanto custa um gelado simples?" perguntou ele.
A esta altura já mais pessoas estavam à espera de uma mesa e a empregada começava a ficar impaciente.
"Trinta e cinco cêntimos," respondeu ela com brusquidão.
O rapazinho contou novamente as suas moedas.
"Vou querer o gelado simples." Respondeu ele.
A empregada trouxe o gelado, colocou a conta em cima da mesa e afastou-se.
O rapazinho terminou o seu gelado e foi-se embora.
Quando a empregada foi levantar a mesa começou a chorar. Em cima da mesa, colocado delicadamente ao lado da conta, estavam 3 moedas de cinco cêntimos...ele não podia comer o gelado cremoso porque queria ter dinheiro suficiente para deixar uma gorjeta à empregada.

4. - O obstáculo no nosso caminho

Em tempos antigos, um rei mandou colocar um enorme pedregulho num caminho.. Depois escondeu-se e ficou a ver se alguém retirava a enorme pedra. Alguns dos comerciantes mais ricos do Rei passaram e simplesmente afastaram-se da pedra, contornando-a. Alguns culpavam em alta voz o Rei por não manter os caminhos limpos. Mas nenhum fez nada para afastar a pedra do caminho.

Apareceu então um camponês, carregando um molho de vegetais. Ao aproximar-se do pedregulho, o camponês colocou o seu fardo no solo e tentou deslocar a pedra para a berma do caminho. Depois de muito empurrar, finalmente conseguiu. O camponês voltou a colocar os vegetais ás costas e só depois reparou num porta-moedas no sitio onde antes estivera a enorme pedra.O porta-moedas continha muitas moedas de ouro e uma nota a explicar que o ouro era para aquele que retirasse a pedra do caminho. O camponês aprendeu aquilo que muitos de nós nunca compreendem!

Cada obstáculo apresenta uma oportunidade para melhorar a nossa situação.

5. - Dar quando conta

Há muitos anos atrás, quando eu trabalhava como voluntário num hospital, conheci uma pequena menina chamada Liz, que sofria de uma doença rara e muito grave. A sua única hipótese de salvamento parecia ser uma transfusão de sangue do irmão mais novo, de cinco anos, que tinha tido a doença e desenvolvera anticorpos necessários para a combater. O médico explicou-lhe a situação da irmã e perguntou-lhe se ele estaria disponível para dar o seu sangue à sua irmã.

Eu vi-o a hesitar por uns instantes, antes de respirar fundo e dizer:"sim, eu faço-o se isso a salvar."
À medida que a transfusão ia correndo, ele mantinha-se deitado ao lado da sua irmã, sorrindo. Todos nós sorríamos, vendo a cor a regressar à face da menina. Foi então que o menino começou a ficar pálido e o seu sorriso a desaparecer.

Ele olhou para o médico e perguntou-lhe, com a voz a tremer, "Será que eu começo a morrer já?".
Sendo muito jovem, o menino não compreendeu o médico; ele pensou que teria que dar todo o seu sangue à irmã para a poder salvar.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagens de Natal

Achei curioso partilhar algumas das mensagens mais bonitas que tenho recebido nesta quadra. Uma época em que nos lembramos dos que por vezes nos esquecemos, uma altura em que ficamos contagiados pelo calor humano, pela necessidade de abraçar, cumprimentar e aconchegar.

Recebi uma linda caixa vazia… mas enchi-a com amor e carinho… atei-a com laços de ternura… e envio para ti porque és especial.

Enquanto tu dormias, apaguei todas as estrelas, desliguei a lua e pedi às nuvens para te embalar. Encomendei uma amanhecer perfeito. Pedi ao sol para despertar antes de ti e pedi e Deus para iluminar os teus caminhos e conceder-te muita saúde e força para realizar os teus objectivos, hoje, amanha e sempre.

Já não posso andar de chaminé em chaminé, ando de telemóvel em telemóvel a desejar um Feliz Natal.

Deus dá-nos todos os dias um momento em que é possível mudar tudo o que nos deixa infelizes… Ele pode estar escondido no momento em que enfiamos a chave na porta, no silencio logo após o jantar, nas 1001 coisas que nos parecem sempre iguais. Mas este momento existe – um momento em que toda a força passa por nós e nos permite fazer milagres.


Esta mensagem não é para aqueles de que me lembrei, mas sim para aqueles que não pretendo esquecer.

Se fores… vais mais longe! Se fizeres… faz diferente! Se rires… ri até chorares! Se sonhares… sonha mais alto! Se arriscares… arrisca tudo! Se pensares… pensa por ti! Se saíres… sai da rotina! Se mudares… muda tudo! Se contares… conta comigo!


A única mensagem que devo deixar por fim é que não se esquecem que o Natal não é só em Dezembro, que devemos marcar pela diferença, devemos fazer do Natal uma época rotineira nas nossas vidas.
Lembrem-se do seu verdadeiro sentido da partilha e do amor, essas qualidades não tem preço e não custam a dar.
Bom Natal a Todos

Colégios da Rua da Sofia - Coimbra

O texto seguinte faz parte de um trabalho de investigação desenvolvido no âmbito de um estágio para a Câmara Municipal de Coimbra.

As instituições denominadas colégios, sempre existiram por toda a Europa, estes anexavam-se às Universidades Medievais. O mesmo se passou em Portugal, inicialmente ao longo da Rua de Sofia vários Colégios e Conventos ergueram-se com vista a criar nesta rua uma espécie de “campus” universitário. Após a transferência da Universidade para Coimbra, algumas destas instituições deslocaram-se para a alta, de modo a aproximarem-se do Paço Real.

Aos colégios concorriam alunos de todos os locais, chegavam com sede de aprender as artes liberais e as ciências. Concorriam a subsídios, doados quer pelos mosteiros, catedrais, monarcas ou ainda por particulares. Uma vez que voltavam para a terra natal encontravam-se aptos para ensinar. A vontade de troca de conhecimentos sempre foi muito praticável em Portugal, sabe-se que D. Sancho I, em 1190, concedeu subsídios para manter os religiosos a estudar em Paris.


Deste conjunto de 23 colégios conimbricenses todos eles eram administrados por um prelado, denominado Reitor, com a excepção do Colégio das Artes que o denominava Principal. Cada colégio regia-se por estatutos pessoais e regulamentares, sendo todos eles variáveis dado as prescrições que os estatutos da Universidade nomeavam. Esta comunhão de conhecimento era sentida também nos actos públicos, visto que aquando da existência de procissões ou celebrações solenes os reitores dos colégios eram também convidados a participar.

Do lado Norte/Este da Rua, nasciam colégios e edifícios destinados ao ensino, ligados naturalmente a ordens religiosas. Do lado poente os colégios de S. Boaventura e de S. Tomás, habitações para professores, funcionários, estudantes e o comércio cresceram com vista a responder às necessidades da comunidade estudantil.

Do novo processo de urbanização destaca-se a seguinte evolução (Vasconcelos, 1938):
- 1537 transferência da Universidade para Coimbra;
- 1539 o primeiro colégio toma lugar à sombra da Universidade, sempre com protecção e subsídios do rei D. João III;
- 1557 morre D. João III e Coimbra conta já com 14 colégios;
- Finais do século XVI, conta com 16 colégios;
- Finais do século XVII, conta com 20 colégios;
- Finais do século XVIII, conta com 23 colégios.